quinta-feira, 14 de agosto de 2008

"É que me escapuliu!"

Carter comemora o dia de hoje. Afinal, é quinta-feira, o que o faz lembrar de uma coisa maravilhosa para quem vive na correria da vida: amanhã o fim-de-semana começa!
Com a habitual animação de sempre, ele decidiu compartilhar mais algumas características de sua personalidade, buscando encontrar aquelas pessoas que se identificam com as mesmas. Dessa vez, ele resolve homenagear um programa que marcou sua infância e que, até hoje, ele assiste quase que religiosamente. Quem pensou no programa do Chaves (El Chavo del Ocho) acertou em cheio!
Falar dessa maravilhosa genialidade criada por Roberto Bolagnos e companhia é quase que mexer com as lembranças de todos que, de alguma forma, se viram com as características de algum personagem da série.
Falar em Chaves é falar de um humor simples mas, ao mesmo tempo, carregado de elegância e simbolismos. A alegria encontrada em uma vila que possui indivíduos que, apesar de brigarem o tempo inteiro, se vêem chorando quando acham que algo de ruim aconteceu a algum deles para, logo depois, perceberem que era tudo um engano e voltarem a discutir novamente é simplesmente inigualável. O que dizer do famoso e "melhor episódio de todos os tempos" em que toda a turma vai para Acapulco?
Da"chiforinfola" do Chaves e da máquina de escrever de uma tecla só do Kiko?
Ou quando percebemos o talento inserido em múltiplos indivíduos quando, em um dos episódios mais bem escritos, na opinião de Carter, Chaves, Chiquinha e Nhonho passam todo o tempo tentando fugir do Professor Girafales, com medo de que ele os repreenda por terem supostamente matado a aula, tendo, ao final, a surpresa de constatar que o motivo se encontrava no fato de que se tratava de um domingo?
Genial!
Mas o que mais chama a atenção de Carter é a simplicidade encontrada em cada episódio da série. O humor é usado em sua forma mais inocente, mas sem se tornar idiota. Pessoas de várias idades praticam o ritual de assistir e, ainda sim, rir como uma criança.
Quantas vezes Carter não se pegou tentando imitar a dancinha do Kiko no armazém, ao som de uma música muito, digamos, exótica. Sem falar nos vários jargões lançados pela turma, como:

- "Tá tá tá tá tá!"

- " Você não vai com a minha cara?"

- " Eu apenas quero evitar a fadiga!"

- " Isso, isso, isso."

Se relembrar é viver, Carter viverá por todo o sempre. Uma das maiores qualidades da série, ao seu ver, é o preciosismo de sua dublação. O português ali é quase perfeito, se comparado a muitos programas humorísticos, ou a alguns que se definem como tal. Além de soar bem, Chaves ganha um charme a mais com isso.
Comparações nunca soam bem. São uma tentativa de achar qualidades em uma coisa, tentando achar defeitos em outra. Isso não é bom. Mas podemos usar como base o tal "Zorra Total". As piadas além de não apresentarem conteúdo algum, servem como mera desculpa para atuações caricatas e enjoativas. Realmente, é uma zorra!
Se olharmos o conteúdo de Chaves, perceberemos uma mensagem que poucos programas humorísticos conseguiram ou, ao menos, tentaram nos passar: a de que devemos sempre ter o nosso lado infantil conosco. Atores de várias idades trabalharam muito para fixar isso em nossas mentes. Ao menos no caso de Carter, eles conseguiram alcançar esse objetivo.
Em mais uma "sessão nostalgia", Carter mostra que o nosso passado é uma das nossas maiores virtudes. Relembrem, revivam, aproveitem. E se Carter disse algo que os deixou contrariados, ele pede perdão e diz:

"É que me escapuliu!"

2 comentários:

  1. aiiiiin, eu já disse que ADORO a forma como você escreve ?!?!
    a pessoa se sente como se participasse da história, como se vivesse aquilo ali com ' ele ' !
    MUITO BOM MESMO !

    aaaah, o Chaves *----*
    ADOOOOORO, skaopkspoakspaks
    rio seempre, por mais que já tenha decorado o cappítulo.. ksopkaposkas

    huhuh, o de Acapulca é muito comeédia... skaopkspoakspokaposk
    esses dias o primo de uma vizinha trouxe o DVD com alguns episódios... ótimos episódios...
    kasopakspokaspokapokspaks

    e o mais esngraçado é isso...
    meu primo de 7 anos assiste ao lado do meu avê de 83... definitivamente IDADE não é o forte do pregrama...
    faz qualquer pessoa cair na gargalhada com 5 minutos de programa ! \o sioaksopaksopakspok

    aaarre, ODEIO zorra total,
    idiota ao EXTREMO ! ¬¬
    tiipo, antigamente (beeeem antigamente) tinha até uns quadros assistíveis, mas hoje em dia NENHUM presta >.<

    beeijomeliganãoesquece :*

    http://kisscallmelater.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. CHAVES ETERNO! Tu escreve bem hein presidente!

    ResponderExcluir