sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Heróis Nacionais

Sexta-feira animada, ao menos se constatarmos que Carter já acordou sorrindo, esperando anciosamente pelo início da transmissão da abertura oficial das Olimpíadas de Pequim. Sem dúvidas, é um evento grandioso. Apesar dos vários conflitos envolvendo China e Tibet, os jogos sempre têm o seu glamour que salta aos olhos de qualquer um que se interesse em acompanhá-los. Carter vibra quando percebe que, ao menos em determinadas vezes, a paz se encontra reunida em um só ambiente. Pessoas com as mais variadas personalidades, com as mais surpreendentes histórias, se encontram todas em um clima de festa e conquistas.
Uma pena essa ocasião ser tão rara. Às vezes, Carter imagina o mundo como sendo uma eterna competição esportiva. Todos batalhando, suando e determinados a conseguir alcançar aquele que seria o principal objetivo de uma vida: uma medalha de ouro. O ouro que não deixa de ser o símbolo da ambição desde épocas remotas, mas que aqui, possui um significado diferente.
Líderes mundiais reunidos apenas para aplaudir aqueles que fazem o orgulho de seus países ser erguido ao máximo. Aqueles que se esforçam durante toda uma vida em busca de um lugar ao sol e, conseqüentemente, do reconhecimento de seu país.
O patriotismo poderia se referir à busca pela representação concreta das qualidades de um país, e não pela hegemonia bélica ou capacidade econômica do mesmo.
O esporte tem o mesmo peso da educação, sendo que, aliado à essa, possui um peso altamente significativo para o desenvolvimento de um indivíduo.
As Olimpíadas de Pequim, ou Beijing, como estamos nos acostumando a chamar esse país, vieram para dar um ar de glamour e heroísmo a todos que procuram melhorar o convívio entre os povos, ou ao menos acreditam estar tentando fazê-lo.
Mas, infelizmente, o mundo não é uma contínua Olimpíada. E é por isso que esse momento deve ser lembrado, como sempre foi, por muitos anos, sendo seguido por várioos outros povos, para que assim, possamos torcer e sorrir com mais sinceridade e mais vontade em meio a tantas diferenças. Caso façamos isso, perceberemos que essas mesmas diferenças só existem para nos provar que, no final, é fácil constatar que todos temos o mesmo objetivo em nossas vidas: sermos felizes.

Carter deseja boa sorte ao Brasil e boa sorte a todos os outros países participantes!
Como dito no slogan dos jogos...

One World, One Dream!

2 comentários:

  1. ótimo texto.
    Olímpiada é uma coisa fanásticac msmo.


    http://u2onelife.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo bem empolgado com os jogos Olímpicos, esperando que o Brasil consiga superar seu quadro de medalhas anterior e mostrar ao mundo os bons atletas que tem. Os mesmos bons atletas que no decorrer dos últimos anos foram pouco falados e oprimidos pelo futebol! xP

    ;*

    http://musica-holic.blogspot.com/

    ResponderExcluir