domingo, 10 de agosto de 2008

"Muito prazer..."

Carter possui, como uma de suas características, sempre buscar ser cordial com todos que fazem parte da sua vida. Às vezes, a raiva e o orgulho não o deixam alcançar esse nível de amplitude de espírito, mas são casos raros que são resolvidos com uma simples conversa olho-a-olho. Ontem, decidiu ir visitar uma pessoa que já fez parte de sua vida de uma forma muito divertida e marcante. A mesma se encontra em uma situação difícil, pois uma enfermidade havia tirado alguns dias de sua vida tão descontraída e empolgante.
Com a certeza disso o tempo todo, ela se recuperou de uma forma surpreendente, fazendo com que Carter admire ainda mais aquelas pessoas que aproveitam cada dia como se fosse o último, pois, afinal de contas, pode realmente se tratar do mesmo.
No caminho, como ele sempre vai para lá com a ajuda do velho e requisitado sistema rodoviário da cidade onde mora, ele liga seu Mp3 e coloca no volume máximo. Observando as paisagens que vêm em direção aos seus olhos, ele analisa qual seria a surpresa daquele dia. "Será ela boa ou ruim?" Todos deveriam torcer para que acontecesse algo que marcasse cada dia de nossas vidas. Claro que algo bom.
Infelizmente, nesse dia, a surpresa não era nada agradável. Quase chegando ao seu destino, Carter se levanta para ficar próximo à porta. Quando o veículo pára, o motorista abre todas as portas. Um indivíduo que beira seus 25 anos, estatura baixa, pele morena, cabelo curto, com os olhos surrados do sol que acabara de encarar por um longo período atravessa a rua. Com um balde cheio de água, se dirige para a porta da frente, aparentando querer entrar no ônibus. Mas sua intenção se mostra outra quando o mesmo se posiciona e faz um movimento brusco, que contribui para que a água encontrada no balde seja atirada no motorista.
Logo depois ele larga o balde, e caminha em direção à esquina logo à frente.
O motorista se encontra encharcado, com um olhar perdido. Por 10 segundos Carter o observa. Por 10 segundos, todos os passageiros o observam.
Ele pega um lenço que guarda no bolso e enxuga seu rosto. Foi a primeira vez que Carter presenciou uma situação em que a vítima tinha todos os motivos para chingar o responsável por aquilo, mas não o fez. Apenas se calou diante de tal falta de respeito para com o próximo.
O que aquele rapaz ganharia com aquilo?
Qual frustração teria motivado tal atitude?
Todos se perguntavam.
Carter queria poder dizer algo para o motorista, mas nessas horas o silêncio é a melhor opção, pois faz com que a mente assimile mais rapidamente que aquilo foi um ato sem motivos de uma pessoa que já não encontra motivos concretos para viver de uma forma digna.

A viagem segue em silêncio. Não é todo dia que presenciamos algo assim. Espero que não nos acostumemos como temos feito quando um motorista avança e deixa possíveis passageiros para trás, ou quando o mesmo freia bruscamente e arrisca a integridade física de pessoas que já não têm a mesma resistência de antes. É uma guerra de valores exemplificada por uma simples "carona" em um ônibus.
Carter percebe que a educação, independente do ambiente, é um dever de todos. Ser cordial é apenas o primeiro passo. Todos ali têm um motivo para enfrentar um sistema caótico, que, aos poucos, está aprendendo que o respeito para com todos os tipos de pessoa é a única opção, pois a segurança é um direito de todos.
Chegando ao seu destino, Carter revê aquela amiga que acabara de passar por um momento onde a maioria das pessoas ficaria desiludida, e não daria mais atenção a cordialidades e à alegria. Mas ela não. O recebe de braços abertos e abre aquele sorriso que os fizeram tão felizes em uma época que nunca será esquecida.
Se não encararmos as pessoas que fazem parte de nossas vidas, mesmo que de modo simples, como gostaríamos que nos encarassem, talvez, ao invés de ter que sentar e ter uma conversa olho-a-olho com um desafeto, teremos a famosa disputa onde o lema é "Olho por olho, dente por dente".

Um comentário:

  1. nossa, adorei isso aqui.
    a ideéia de escrever em terceira pessoa é muito boa ! adorei mesmo, de verdade... :D

    beijovoltoaquicomcerteza :*

    http://kisscallmelater.blogspot.com

    ResponderExcluir