quinta-feira, 31 de julho de 2008

'Cause every little thing...

Carter nunca foi fã de rotina. Por mais que sua vida pareça uma, ele procura sempre fugir dessa definição ao analisá-la sempre de um ponto de vista diferente. Fazer isso o engana. O faz achar que sua vida é sempre um mistério pronto para ser desvendado.
Quem dera fosse verdade. Carter sempre se imaginou sendo um daqueles detetives dos filmes policiais antigos. Digamos que, em sua mente, ele tem as habilidades intelectuais de Sherlock Holmes e a capacidade física do espião Ethan Hunt.
Sua vida é o cenário do crime. A sociedade possui, ao mesmo tempo, os criminosos e os inocentes, as vítimas e os culpados, o bem e o mal. Quanto a isso, acho que ele não está sonhando tanto, não é?
As ações negativas cometidas pela maioria podem ser consideradas o crime a ser investigado.
Os que tentam diminuir os prejuízos das mesmas, podem ser considerados os coadjuvantes do bem.
A investigação começa quando Carter entende o que algumas pessoas pensam. Quando ele procura entendê-las. O que as leva a agir tão variavelmente? O que as leva a cometer crimes escandalosos como o que aconteceu essa semana, quando uma garota foi esquartejada, colocada em duas malas e jogada em um rio?
O que leva alguém a arremessar uma criança da janela de seu apartamento?
O que leva pessoas que já têm tudo na vida a roubarem tanto dinheiro como no caso dos políticos presos a algumas semanas ?
Carter imagina que cada uma dessas pessoas têm um motivo em especial para cometer tais ações. Apesar da diferença de casos, há um certo elo entre todos eles: o egoísmo.
Ao esquartejar a moça, o rapaz não queria deixá-la contar para sua família que ele usava drogas. Pensou em si mesmo, e só nisso. Uma garota linda, com toda uma vida pela frente. O egoísmo chegou ao seu ápice quando colocou à prova a sanidade mental daquela pessoa.
Ao jogar a garota da janela de seu apartamento, seu pai pensou apenas em como fantasiar uma história plausível para que os policiais não o acusassem de ter espancado a mesma. Ao pensar só nisso, ele esqueceu que tinha em mãos a vida de uma criança.
Ao desviar milhões em verbas, lavar, e deixar de pagar os impostos que normalmente seriam atribuídos a ele, o tal político mostrou para o país e o mundo que o egoísmo possui diferentes formas de agir.
Todos os crimes descritos acima têm o mesmo nível de mistérios e clareza um do outro.
Entendemos que a corrupção, o assassinato e a mentira são frutos de um sentimento que deveria ser mais estudado por todos.
O tal egoísmo leva a atitudes extremas, fazendo com que os indivíduos que as cometem demonstrem uma frieza calculista quando questionados sobre o motivo de tais acontecimentos.
Um diz que matou e não se arrepende.
O outro diz que não foi ele que cometeu.
O terceiro sabe que fez, mas sorri por saber que vai se dar bem.
É uma equação simples que só prejudica o nosso país.
Carter tem o sonho de morar fora um dia, mas esse sonho não é maior do que o de ver o país que ele reside fazendo juz à frase que carrega em sua bandeira.
Como sempre foi fã de Bob Marley, ele finaliza sua rápida investigação da mente humana, utilizando uma das histórias mais exemplares já protagonizadas pelo rei.
Ao ser questionado pelo motivo de ainda querer fazer um show, dias após sofrer um atentado, quando levou alguns tiros, Bob responde:
"Se todas as pessoas que tentam fazer desse mundo um lugar pior não descansam um dia, porque eu descansaria?"
A sociedade prepara o crime. O criminoso o comete. Talvez a única forma de melhorar tudo isso é olhar para dentro de nós mesmos e perguntar: "Onde estou errando?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário